top of page
Buscar

DESIGN ESPECIALISTA OU GENERALISTA?

  • Foto do escritor: Ruy Osório
    Ruy Osório
  • 30 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Os generalistas, sabem de tudo um pouco, mas nem sempre são especializados em tudo que oferecem. Já o serviço especializado custa caro pois precisa de vários profissionais para atingir um resultado. Por exemplo: algumas empresas não têm condições de manter um profissional ou setor de marketing e outro de design e acabam se rendendo ao profissional de marketing que também faz design, ou vice-versa, o profissional de design que faz marketing. Isso depende da necessidade, é aí que o barato sai caro.

Tem campo de trabalho e cliente para todos, depende da necessidade. Uma empresa pequena que tem um profissional generalista já é mais que suficiente. Para outras é preciso uma equipe maior e mais qualificada com profissionais especialistas.

É como definir o que é necessário?

Primeiro é preciso entender que Design Gráfico é projeto, não é desenho, muito menos estética. É necessário planejamento através do estudo das cores, da tipografia, das formas, da função, dos conceito, das mídias, é um estudo muito complexo para atinjir o cliente e, consequentemente, os resultados.

Design funciona, e dá resultados. Quando é bem projetado e planejado. Portanto, para se comunicar com o cliente de forma visual é preciso planejamento, fazer um projeto bem organizado e fundamentado. E o profissional que estuda para projetar visualmente é o designer. A estética é superficial, como seus resultados, e resultados não podem ser superficiais, ele tem que ser resistente e durável. A imagem da empresa é um vinculo com o cliente, e quando este vínculo é forte a empresa se destaca na concorrência.

O que são estes resultados?

Pode ser retorno em vendas de um produto ou serviço, ou pode ser fortalecimento da marca. Pode ser um projeto a curto, médio e longo prazo. O resultado depende da meta almejada, dos objetivos estabelecidos, dos recursos disponíveis, do plano de marketing e de diversos fatores.

Outro erro primário, e muito comum, é achar que quem sabe usar um programa vetorial ou de diagramação é um profissinal especializado em comunicação visual. Estes programas são apenas ferramentas é preciso conhecimento para operar uma ferramenta. É o mesmo princípio de saber como funciona um bisturi, isso não quer dizer que você é um médico.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page