Minha estratégia de Growth Hacker
- Ruy Osório
- 9 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
É possível ter um bom crescimento sem gastar rios de dinheiro, mesmo em meio a crise.
Quando comecei a trabalhar com o marketing digital na empresa que estou atualmente, o objetivo era a criação de campanhas no Facebook para geral leads, mas para mim este objetivo era muito simples e gerava leads pouco qualificados.
Iniciei minha estratégia criando um site para o empreendimento principal da empresa para fazer um marketing de conteúdo e alavancar pelo Facebook Ads e pelo Google AdWords, desde então comecei a gerar leads mais qualificados, mais preparados e criamos mais oportunidades e clientes. Este site foi feito no WordPress.com, um site barato, funcional e com um bom design.
Porém não dava para depender de apenas uma estratégia, então instalei um sistema de marketing digital gratuito, com o Mautic, para criar landingpages e capturar leads em páginas estratégicas. Outra vantagem foi ter uma ferramenta que possa ser usada para muitas estratégias que fossem implantadas.
Posteriormente criei o site da construtora para fazer um trabalho de valorização da marca e geral tráfego para o site principal, isso no Wordpress.org, sem custo já que eu tinha uma hospedagem no Hostigator.
Logo criei outro site ‘satélite’ para geral tráfego e autoridade para a empresa, é um projeto de extensão da empresa que trabalha com sua comunidade e engaja seu público.
Também foi instalado um sistema de CRM gratuito da Hubspot, que vem funcionando muito bem e alinhando as estratégias de marketing com o setor de vendas da empresa.
Isso tudo gastando muito pouco, com ferramentas gratuitas, sobrando mais para compra de leads.
O processo de otimização está sempre presente, com teste de conteúdos, imagens, call to actions, etc.
O novo objetivo era instalar um sistema completo de marketing digital voltado para o setor imobiliário gastando o mínimo possível, reduzindo o preço do lead e aumentando o engajamento dele.
Foram testados outros tipos de conteúdo, como vídeos e infográficos. Os vídeos que são conteúdos muito fortes em estratégias de marketing digital imobiliário.
Parte importante de todo este processo foi a documentação e análise dos resultados, através de relatórios.
Agora novas técnicas estão sendo testados, como testes em novos canais.
Mas meu trabalho não está só no online, uma vez que como setor de marketing além de cuidar da promoção também preciso ter atenção com o produto e pós-venda. Nenhum marketing quer clientes insatisfeitos postando reclamações na internet, portanto é preciso trabalhar todos mix de marketing.
Resumindo: Minhas principais técnicas de GrowthHacking são:
Gerar novas ideias com outros setores da empresa;
Reduzir custos de implantação, tanto de sistemas de marketing digital como custos off line;
Otimizar campanhas e aplicar testes A/B;
Criação de novos tipos de conteúdos;
Testar novos canais;
Testar novas formas de tráfego, online e off line;
Testar técnicas de marketing digital como popups, widgets e landingpages;
Ter atenção com todo Mix de Marketing;
Estar sempre atualizado;
Documentar as ações;
Analisar resultados e gerar relatórios;
Resultados
Foram apenas 3 meses de trabalho, portanto as estratégias ainda estão nas fases de teste e implantação, porém alguns resultados já podem ser vistos como:
Leads mais qualificados e engajados;
Mais oportunidades;
Alto retorno sobre o investimento;
Melhora na experiência do usuário;
Aumento da Percepção da marca na Web
Produzir conteúdo com foco na dor do cliente
Melhora na Autoridade e Relevância da empresa
Aumento de Leads e Nutrição da Base
O que é GrowthHacking?
Growth Hacking é uma estratégia de empreendedorismo desenvolvida em startups que utiliza a criatividade, o pensamento analítico e métricas sociais para vender produtos e ganhar a exposição. As estratégias de Growth Hacker são muito bem desenvolvidas por profissionais de Marketing Digital.São exemplos de empresas que utilizaram ou utilizaram este tipo de estratégia: Facebook, Twitter, LinkedIn, Airbnb e Dropbox.

Comments