Estêncil como Processo Criativo
- Ruy Osório
- 18 de nov. de 2017
- 1 min de leitura
O estêncil é uma técnica que envolve muita criatividade e pode ser usada no processo criativo seja para o próprio estêncil em paredes ou cartazes, como também em processos industriais ou gráficos.
Tem diversas técnicas de aplicação de estêncil com várias mídias, vários materiais para confecção das matrizes, é uma técnica muito livre e por isso é muito criativa.
Muitos símbolos visuais podem ser inspirados no ambiente urbano e no estêncil. Com uma tipografia feita com estêncil que pode ser grafitado completando um conceito.
O que é estêncil e suas aplicações
Um estêncil (do inglês stencil) é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato. (Wikipidia, 2017). Embora o corte possa ser feito em outras mídias o significado é válido.
A principal forma de aplicação do estêncil é a crítica social, porém tem muita aplicação em decoração e de forma industrial, como gravação da marca em produtos ou embalagens. O estêncil é muito comum também na pintura asfáltica e sinalização urbana.
Tipos de estêncil
Os estênceis costumam ser uma forma de arte de rua, uma forma de expressão quase marginal, porém tem muitas aplicações industriais e em decoração.
O estêncil de Hélio Oiticica representa muito bem a arte de rua, mesmo sendo um trabalho de 1968, ele conhecia muito bem o mundo da marginalidade, usava uma lógica transgressora de valores burgueses e tinha fascínio por tipos marginais.

Comments