[Pesquisa] História das Gráficas de Londrina
- Ruy Osório
- 29 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Em setembro de 1934 o tipógrafo Belmiro Correa de Oliveira muda-se para Londrina (até então Patrimônio Três Bocas), abre o que seria a primeira gráfica de Londrina, a Typographia Oliveira. A gráfica situava-se na Rua Mato Grosso, 253 e posteriormente na Rua Mato Grosso, 565. Belmiro tinha como auxiliares João e Isolírio Correa de Oliveira e seus filhos que executavam os trabalhos.
A gráfica imprimiu o primeiro jornal de Londrina, o Paraná-Norte (1934-1953) este jornal registrou grande parte da história de Londrina e contribuiu para seu desenvolvimento. O Paraná-Norte era editado por de Humberto Puiggari Coutinho, seu proprietário.
A imprensa e a gráfica tiveram uma grande contribuição para o desenvolvimento da cidade de Londrina e fizeram parte de sua história (vide infográfico).
As gráficas de Londrina sempre acompanharam as novas tecnologias, teve o privilégio de ter uma gráfica antes mesmo de sua criação (dezembro de 1934 - aniversário de Londrina). Na década de 80 acompanhou a era da informática, as gráficas se modernizaram, novas gráficas surgiram, a tipografia foi dando espaço para o offset. Cursos de formação e qualificação profissional também foram implantados, inclusive graduações. Fatores que fizeram de Londrina um polo da indústria gráfica no Brasil, hoje conta com algumas das maiores gráficas do Brasil com tecnologia e qualidade.
O setor industrial gráfico de Londrina tem peso importante na economia da cidade e vem realizando um esforço significativo para capacitação e desenvolvimento do setor, em uma cidade relativamente nova. Atualmente a cidade comporta mais de 40 gráficas.
Agora o desafio é tornar a indústria gráfica sustentável, um processo que já vem evoluindo, da matéria prima aos processos.
Infográfico - História das Gráficas de Londrina

Typographia Oliveira

Comments